Instituto Pensar - Elias Vaz pede que TCU investigue gastos de Bolsonaro no carnaval

Elias Vaz pede que TCU investigue gastos de Bolsonaro no carnaval

por: Iara Vidal


Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) pediu explicações sobre os gastos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com viagens durante o carnaval. O socialista também foi o autor do pedido de esclarecimentos sobre passeios nas férias do chefe do Executivo no final do ano passado que revelou gastos de mais de R$ 2 milhões.

Elias Vaz cobra explicações

Vaz comentou sobre a atuação pelas redes sociais. Em vídeo, ele destacou que o pedido de esclarecimentos com relação aos gastos do presidente da República foi noticiado por veículos de imprensa do Brasil e do exterior.

Nesta segunda-feira (5), o parlamentar de Goiás apresentou à Câmara uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) que pede ao Tribunal de Contas da União (TCU) auditoria nos gastos não só das férias do presidente Bolsonaro, mas também da viagem que ele fez com a família durante o carnaval ao litoral de Santa Catarina, entre os dias 13 e 16 de fevereiro.

"Queremos saber os detalhes das despesas do presidente, dos convidados e de toda a equipe dele nesse período. No dia 13 de fevereiro, o Brasil passava de 238 mil mortos por Covid-19 e, enquanto isso, Bolsonaro torrava dinheiro público com lazer.?
Elias Vaz 

O requerimento precisa ser aprovado pela Comissão de Fiscalização e Controle, da qual o socialista é membro titular. Se for aprovada, é criada uma obrigatoriedade de auditoria.

"Além de fazer representação ao TCU, decidi tomar essa outra medida porque acredito que a Câmara precisa se manifestar nesse caso. Não é uma questão de oposição ou situação, de qual partido você representa, mas de representar realmente o povo, de executar o papel de fiscalização do Executivo. A Câmara não pode se omitir.?

Corte de Contas

Também nesta segunda, o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, já havia pedido a investigação pela Corte da quantia gasta pelo presidente no período.

Na representação, Furtado diz que os valores são "assombrosos? e pede que os gastos sejam detalhados. Ele ainda cita o agravamento da pandemia no país e a necessidade de corte nos gastos públicos. "Causou-me indignação a notícia de que o presidente tenha gastado o exorbitante montante?, escreveu.

"O tribunal, no cumprimento de suas competências constitucionais de controle externo de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Pública federal, decida pela adoção das medidas necessárias a conhecer e avaliar a natureza e a composição das despesas.?
Representação do MP-TCU

Confira o documento na íntegra.

Com informações do Metrópoles



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: